08/03/2006



como expulsar o sem abrigo
residente nesta morada
com pedras, palavras duras?
com silêncio?
como mandá-lo embora?
que o prende? já que nada tem.
sem família, nem amigos,
nem companheira, nem televisão.
o que o agarra a esta mesa?
a primeira a traí-lo.
o que os leva a deixarem-me
permanecer aqui?
será um estudo para confirmar
que o silêncio produz melhores
resultados que as palavras
ou as pedras?
que os leva a deixarem-me sair
e a manterem o silêncio.
sem abrigo, é o que sinto ser
sob o falso tecto protector de uma mesa
de bar cheia de estranhos sem
esmola para dar nem tabaco para cravar.
porque não me expulsam eles
e porque quando saio não é definitivo?
será que o aperto da solidão
é suficientemente esmagador para
me fazer permanecer onde sou ignorado,
e a simples presença de caras estranhas
é cinza com calor suficiente
para me aquecer e para voltar?


Sem comentários: